top of page

PERDÃO

  • Foto do escritor: Sheila Fernandes
    Sheila Fernandes
  • 24 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Quando alguém que gostamos nos magoa, nos sentimos muito mal, e o dia parece que não tem graça nenhuma. Em todos esses anos fiz muitas amizades, e algumas delas não me foram muito sinceras, o que me machucou muito, mas que com o passar do tempo consegui perdoar e superar a decepção. Ter amigos e muito bom, e melhor ainda quando você senti que pode contar com eles por toda a vida.

De fato, precisamos de perdão em cada momento de nossa vida, mas precisamos muito mais conceder perdão às pessoas que nos causam mágoas. É ele que nos permite avançar, sem estarmos presos àquelas situações que nos magoaram. Um pai que abandonou um filho, um esposo, um amigo, etc., pessoas importantes para nós, das quais jamais esperamos certos comportamentos. Quando estes traem nossas expectativas surge a mágoa, e ela passa a estar presente em nossa vida. Há pessoas que, apesar de decorrido muito tempo, ainda sentem a dor emocional no mesmo nível de quando o problema ocorreu.

Nos últimos anos tem crescido o número de psicólogos e profissionais da saúde que têm reconhecido a importância do perdão para a saúde emocional e física. De tema religioso passou também a ser tratado como uma questão de saúde.


ree

"O perdão é um recurso psicológico e social que regula as relações humanas."

Não perdoar é manter o papel de vítima, que não permite o crescimento. É manter a raiva, mágoa, o rancor, pois mantém uma situação do passado, que influencia o presente e compromete não só o futuro, mas as relações de maneira geral, fazendo com que os laços afetivos que os une enfraqueçam. Geralmente as pessoas com dificuldade de pedir perdão ou perdoar, tendem a ser rígidas, inflexíveis, críticas com o outro e, principalmente, consigo mesmas. É o perdão que permite que um casamento e que uma amizade tenham continuidade depois de um conflito, ou que as relações de trabalho sobrevivam em meio aos desentendimentos que costumam ocorrer em ambiente profissional.

O perdão exige mudança de atitude. É preciso reformular, ver algo sob uma nova luz. Enquanto continuarmos presos às magoas que nos causam, jamais seremos capazes de superá-las.

É claro que em algum momento alguém já lhe machucou. Talvez você ainda não tenha conseguido superar tal situação. O Seu perdão deve ser o ponto de partida para que finalmente você tenha essa experiência libertadora em sua vida. Seus relacionamentos agradecerão!

Depois que aprendi a perdoar, minha vida ficou bem leve, consegui resgatar amizades que perdi a 20 anos atrás, e isso só foi possível quando me coloquei disposta a perdoar. Foram precisos 20 anos, mas o importante é que eu perdoei, e hoje me sinto uma pessoa muito melhor.

Nunca é tarde para o perdão, se você machucou alguém, seja com palavras ou com ações, não espere 20 anos para pedir ou conceder o perdão, faça isso hoje mesmo, e você verá como irá se sentir bem melhor e mais feliz.

A vida é curta, perdoe hoje, pois amanhã talvez seja tarde de mais!

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page