top of page

TRAIÇÃO

  • Foto do escritor: Sheila Fernandes
    Sheila Fernandes
  • 27 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Por muito tempo pesquisei sobre esse assunto para poder escrever, é um assunto não só delicado como complicado de se falar, pois a variedade de motivos é grande.

Conversei com algumas pessoas, e pude constatar o estrago que uma traição pode causar não só em um casamento como em um namoro também, vidas ficam marcadas pelo resto da vida, e em muitos casos ficam traumas que permanecem por muito tempo.

Segundo a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, são vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o parceiro, vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder. "A ideia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade."

A falta de diálogo entre o casal é outro motivo relevante. "Essa comunicação é transferida para outra pessoa. Opta-se, neste caso, por uma saída aparentemente mais fácil. Por vários motivos, é excluída a possibilidade de aceitar o outro como ele é. Ao invés de tentar crescer com seu parceiro, algumas pessoas passam a acreditar que só terão alegrias, emoções e crescimento fora do casamento".

Uma das maiores causas de traição e essa é a minha opinião, é a ilusão de que qualquer outra pessoa será mais carinhoso, mais compreensivo, atencioso que o seu parceiro atual. Isso geralmente acontece com as mulheres, elas criam uma ilusão de que existe príncipe encantado montado em cavalo branco, e acabam se deixando levar. É complicado, principalmente quando elas chegam à conclusão de que não era nada do que elas imaginavam, e caem na realidade. Pra muitas mulheres o caminho de volta pode não ser mais tão fácil, e aí vem as consequências pelos seus atos.

É possível superar uma traição?


ree

Sim, se ainda houver um sentimento verdadeiro de amor e o desejo de permanecerem juntos. Contudo, é preciso levar em consideração que a reconciliação pode ser vagarosa e difícil, pois algo foi quebrado e é preciso o amadurecimento dos parceiros para ultrapassar um momento tão doloroso e crucial na vida do casal. “Um grande esforço se faz necessário para que se possa lidar com as próprias mágoas e feridas, para reparar os danos e, por fim, para haver o restabelecimento do vínculo amoroso e da cumplicidade”.

Antes de se pensar em trair, deve-se levar em conta todo seu relacionamento, colocar na balança tudo que você viveu as consequências com toda certeza virão, pois não há nada encoberto que uma hora ou outra não venha à tona.

Avalie sua vida, sua história, e se realmente no seu casamento não existe mais o que se possa fazer, então seria um momento de dialogar e chegar a uma decisão onde os dois participem, e só assim partir para outro relacionamento.

Em um relacionamento, pode até faltar o amor, mas o que não pode nunca falta é o respeito próprio e pelo parceiro. O dialogo no casamento mostra o respeito que se tem pelo outro, e por mais que ele mereça uma traição, porque muitos justificam traírem porque foram traídos primeiro, mesmo assim não devemos devolver na mesma moeda.

Seja feliz independente de qualquer coisa, analise e procure o que for melhor pra você, levando em conta seus filhos, seu parceiro, em fim sua VIDA!



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page